segunda-feira, abril 16, 2007

O homem das pedras


Um dia um homem idoso seguia por um caminho pedregoso quando encontra na beira, um homem sentado e de olhar triste com lágrimas nas faces.
O idoso, tocado pela emoção, aproxima-se e pergunta-lhe "o que tens ?"
O outro responde-lhe recompondo-se numa tentativa de recupera o orgulho "não tenho nada"
O idoso, resignado com a resposta, abaixa-se e apanha uma pedra que coloca na mão do outro e vai-se embora.

No dia seguinte o idoso volta a passar e volta a encontrar o outro na mesma postura triste e volta-lhe a perguntar o que ele tinha.
A resposta e postura foram as mesmas e novamente o idoso apanha uma pedra e que coloca na mão do homem quebrado.

Surpreendido o homem cuja tristeza não conseguira difarçar, vira-se para o outro e pergunta-lhe "porque me colocas pedras na mão quando te digo que não tenho nada ?"
O idoso responde-lhe "para me mentires quando te vejo triste e me preocupo contigo, dizendo que não tens nada, mais vale enxotares-me atirando-me essas pedras, pois melhor fazes afastares quem enganas que aceitares quem te engana a ti".

4 comentários:

Azul disse...

Olá Rui!

Sabes?! Embora o idoso tenha toda a razão no que disse, a verdade é que eu até entendo o porquê de muitas vezes dizermos "Não tenho nada"... Não é por não gostarmos ou confiarmos nas pessoas que nos querem bem... é por gostarmos delas que não as queremos preocupar com os nossos problemas.

Um grande beijinho para ti

Ana Luar disse...

A Azul tem toda a razão! Por vezes não é falta de confiança, nem sequer sinal de desgostar, mas é que por vezes acabamos por tomar conhecimento dos problemas das pessoas em quem mais confiamos, o que nos desmotiva a carregar-lhes o fardo, com os nossos... por muita vontade que tenhamos de o fazer. Depois temos outro caso... (que por vezes é o que me acontece a mim.) que é o sentirmo-nos magoados, então utilizamos o "Não é nada" como arma de arremesso. O que é parvoice, eu sei!:)

Mas percebi a lição e adorei o conto.

Cleopatra disse...

Não tenho nada...
è a prior frase que se pode dizer a quem pergunta porque sabe que tem...que há algo... que o outro não quer esclarecer..
Mais vale atirar uma pedra...

Ran Norr disse...

Fantástico conto.
Voltarei!
Bjs do tamanho do Deserto