terça-feira, março 27, 2007

Grandes e pequenos portugueses

41% dos portugueses que participaram na escolha dos "Grandes Portugueses", através do programa da RTP1, elegeu Oliveira Salazar como um "grande português".


Não vou discutir se se trata de branqueamento de 48 anos de fascismo, nem me encontro a favor da censura ou da acção da polícia política e da falta de liberdade ou sequer do protagonismo do antigo império colonial português.
Mas entendo que mais do que votos a favor do antigo ditador como um grande português, foram votos contra os "pequenos portugueses" que lhe têm sucedido, sobretudo na época recente e actual.

Àparte a ditadura que castigou este povo, o mesmo se questiona quanto à falta actual de referências de valores, de honestidade e de empenho nacional genuínos que outrora reconhecera, ainda que ensombrados pela falta de liberdade e desrespeito pelos direitos humanos.

Diria quase que, mais que o mal que pudesse existir em Salazar, este era ultrapassado sobretudo nos salazaristas, muitos dos quais,mesmo assim, à luz de muitos políticos que agora pululam no teatro político, quase que se tornavam recomendáveis.

Salazar entendia que cada país devia bastar-se a si próprio. Hoje alguns políticos actuam de modo a que um paí os os baste a eles próprios.
Salazar conduziu de forma, que reconheçamos surpreendente, a recuperação económica nacional, ainda que aplicando métodos discutíveis mas que mostraram eficácia no pragmatismo. Hoje temos governantes que se contorcem atabalhoadamente em excertos económicos, sem uma estratégia eficaz, seja a curto, médio ou longo prazos.

Assim, e atendendo ao estado ditaturial que Salazar permitiu e proporcinou, assumo que ele poderia não ter sido um "grande português", mas claramente constatamos que estamos actualmente em presença de políticos e governantes que não passam de "pequenos portugueses" pela actual ausência de valores e de mérito. E é bom lembrar que é de estados políticos actuais que surgem normalmente as ditaduras e os ditadores.

2 comentários:

Ana Luar disse...

Já por si a ideia de eleger um Portugues parece idiota, quando existem tantas pessoas que mereceriam tal titulo... mas enfim!
quanto ao dito senhor Salazar ser a escolha dos portugueses... Isso desculpa-me, mas nem vou comentar senão terei que dizer umas quantas asneiras.

Beijo para ti

Azul disse...

Olá Rui!

Há coisas na vida que me custam a entender... esta "eleição" é, sem dúvida uma delas...

Beijo
Azul