quinta-feira, março 08, 2007

É o Dia Internacional da Mulher !


Escolhi uma Mulher ao acaso, entre tantas outras que como a ela, foi dedicado este dia.

Queria dar-lhe uma flor, uma rosa branca de Paz, mas ela não sabia o que eram rosas.
Procurei telefonar-lhe primeiro para casa, mas ninguém atendia, porque afinal ela não tinha uma casa para se abrigar, pois tinha sido incendiada durante os confrontos sangrentos na sua terra, que ninguém ousa parar. Vira gentes de fora como eu, mas nada acontecera.
Tentei escrever-lhe, mas ela não sabe ler, pois tal como os seus filhos, não foi à escola, ocupada desde tenra idade a trabalhar para o sustento da casa. Ouviu falar em trabalho infantil, mas sempre trabalhou, qual serva do mundo que lhe pesa nos ombros.
Quis saber quem a ajudava, mas estava sozinha, pois o marido morrera numa guerra que ela não compreende mas que conhece pela família que foi perdendo.
Quis falar-lhe, mas o isolamento concentrava-a no trabalho escravo que não lhe dava tempo para viver, que não fosse para recolher as migalhas com que retardava a fome dos filhos sobreviventes, num mundo que não era seu.
Quis dar-lhe a minha mão, mas tive vergonha, porque eu não era suficientemente digno dela.

Escolhi uma Mulher ao acaso, entre tantas outras que como a ela, foi dedicado este dia, mas ela não sabia.
E eu, guardei a rosa branca para a lançar ao vento, até ver que a rosa era Ela.

4 comentários:

Ana Luar disse...

Triste é verdade, mas simplesmente linda a tua forma de homenageares as mulheres.
Pela minha parte confesso que não sou muito de ligar, a estes dias especificos, pk acho que as mulheres merecem muitooooooooo, mas muito mais do que um dia... mas pelo que o dia representa eu digo: Obrigada Rui!

Beijos, enquanto tento alcançar a rosa que voa nos braços do vento.

Maria Carvalho disse...

Adorei Rui, as tuas palavras. A rosa era Ela! Muitos beijos.

Anónimo disse...

Lanças a rosa, quando ela é tua. Lanças a rosa, com a esperança de que a "ela" chegue o seu perfume.
Lanças palavras, na esperança que a rosa, te entenda.
Lanças a rosa, porque a amas.
Elementar meu caro Rui.

Vera Carvalho disse...

Confesso que este texto me tocou,infelizmente o conhecimento desta realidade é mais que público e continua a apodrecer nesta vida sem que ninguém faça muito para alterar isso. Pelo menos ficam estas dedicadas palavras com a esperança que voem.
Um abraço